Dúvidas comuns

Dezembro Vermelho

Dezembro é mês de festas, de reunir a família, de presentear e compartilhar alegria entre todos os amigos, aqueles que mais amamos. Dezembro é confraternização mas também é Dezembro vermelho, e não é por causa da cor vermelha do casaco do bom velhinho que trás presentes na noite de NATAL. É o mês de conscientização sobre o HIV e as Infecções sexualmente Transmissíveis . Um tema importante pra superar o preconceito e a discriminação contras as pessoas que são portadoras do vírus. Segundo o site do Ministério da Saúde (2022) existem no Brasil mais de 1 milhão de pessoas que vivem com HIV. Em 2024 mais de 38 mil novos casos foram registrados.. A faixa etária está entre em jovens de 25 a 39 anos ( 52,4% Masculino e 48,4% Feminino). Os sintomas iniciais mais comuns são febre constante, manchas na pele, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares e ínguas no pescoço, axilas ou virilhas. Os meios de transmissão e contágio são através do Sexo vaginal, anal e oral sem uso de preservativo com alguém que vive com o vírus e não faz tratamento; compartilhamento de instrumentos cortantes como seringas, alicates de unha e aparelhos de barbear; transfusão de sangue contaminado; durante a gravidez, parto ou amamentação, por meio da transmissão vertical, da mãe para o bebê./// O uso de camisinha é o método mais conhecido e acessível para a prevenção da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e até alguns tipos de hepatites. //// As formas de prevenção são a educação sexual, o uso de preservativos, a Prep /. profilaxia pré-exposição e a pep PROFILAXIA PÓS EXPOSIÇÃO que visa prevenir a propagação do HIV e as infecções sexualmente transmissíveis. Para pessoas que podem ter sido expostas ao vírus. A medicação deve ser iniciada o mais rápido possível, de preferência nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas. O tratamento antirretroviral impede a replicação do vírus no organismo humano, permitindo que a pessoa tenha uma vida normal .

Quando não há tratamento, o HIV compromete o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Em muitos casos os sintomas podem ser confundidos como uma virose. Por isso a campanha para a prevenção e os exames e testes periódicos é importante ///

E não esqueça, Ser portador do HIV, não significa ter AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida também causada pelo vírus, que causa a perda progressiva da imunidade. Fragilizando o organismo vulnerável a diversas infecções oportunistas ( como a candidíase, a pneumonia, meningite entre outras). Quem tem HIV não evolui necessariamente para um quadro de AIDS, muitos vivem anos sem qualquer sintomas ou manifestação da doença.

A campanha incentiva a realizar os exames e testes para se ter um diagnostico precoce e um tratamento efetivo, oferecer um atendimento igualitário, melhorando a qualidade de vida, sem preconceitos e nem estigmatizações. Procure o posto de saúde mais próximo e faça todo o procedimento necessário , informe, espalhe e compartilhe essa informação para os amigos e a todos que você ama.

O dezembro vermelho é uma campanha de conscientização para sensibilizar

Quando consultar um especialista?

Procure ajuda ao notar sintomas persistentes ou dúvidas sobre seu bem-estar.

Quais hábitos evitar para saúde?

Evite fumar, consumo excessivo de álcool e sedentarismo para prevenir doenças.

Como melhorar o sono?

Estabeleça rotina, evite telas antes de dormir e ambiente tranquilo.

Qual a importância da hidratação?

Água ajuda no funcionamento do corpo e mantém a pele saudável.

Como lidar com o estresse diário?

Pratique técnicas de respiração, exercícios físicos e reserve momentos para lazer.

Quem somos no paulodomingos.com.br

Um blog que traz artigos e opiniões sobre saúde, economia, meio ambiente e muito mais.

A cozy workspace with a laptop, notebooks, and a cup of coffee, symbolizing thoughtful content creation.
A cozy workspace with a laptop, notebooks, and a cup of coffee, symbolizing thoughtful content creation.
Nossa missão
Nosso compromisso

Oferecer conteúdos jornalísticos que informam e inspiram, sempre com responsabilidade e paixão.

Assine já

Receba conteúdos exclusivos sobre saúde