Marina Toledo, Gabriela Maraccini, da CNN Brasil12/01/26 às 01:00 | Atualizado 12/01/26 às 02:59
O ator Wagner Moura repetiu o feito de Fernanda Torres e fez história ao vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por “O Agente Secreto” no Globo de Ouro neste domingo (11). A premiação considerada um “termômetro” para o Oscar. Ele superou nomes como Joel Edgerton ("Trem dos Sonhos"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de Lutador: The Smashing Machine"), Micheal B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Deliver From Nowhere").Essa marca a segunda indicação do brasileiro à premiação. Em 2016, ele concorreu na categoria de Melhor Ator em Série de Drama por “Narcos” -- mas não levou o prêmio.
A vitória no Globo de Ouro de fortalece a temporada de Moura e ajuda a campanha ao Oscar. No ano passado, a atriz brasileira Fernanda Torres ganhou o prêmio Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”. Algumas semanas depois, ela foi indicada ao prêmio mais desejado do cinema.
Desde a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, Moura tem sido elogiado e premiado pelo papel. Ele já soma mais de cinco de prêmios internacionais, entre eles o da mostra francesa, o do Festival de Chicago, o da crítica de Nova York e mais.
FONTE: CNN


Chanceler do Irã afirma que os protestos se tornaram mais sangrentos após ameaça de intervenção de Trump
'Estamos prontos para a guerra, mas também para o diálogo', disse o Ministro das Relações Exteriores Abbas Araqchi nesta segunda-feira (12). O chanceler afirmou que o serviço de internet será retomado em coordenação com as autoridades de segurança.Educação
Por Redação g1
12/01/2026 04h42 Atualizado há 5 horas
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou nesta segunda-feira (12), que a situação o país está "sob controle total" após o aumento da violência ligada aos protestos durante o fim de semana.
O chanceler iraniano acrescentou que o aviso do presidente dos EUA, Donald Trump, contra Teerã, de que tomaria medidas caso os protestos se tornassem sangrentos, motivou "terroristas" a atacar manifestantes e forças de segurança, para justificar essa intervenção.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA devem intervir se o Irã começar a matar pessoas, em meio a grandes protestos no país. A declaração foi feita nesta sexta-feira (9) a repórteres na Casa Branca.
"Vamos atingi-los com muita força onde mais dói", disse ele, acrescentando que seu governo está acompanhando atentamente a situação no Irã.
Trump já havia dito que faria uma intervenção anteriormente. No dia 2 de janeiro, ele declarou em uma publicação na rede Truth Social que os EUA estão “prontos para agir” se pessoas que protestam de forma pacífica forem mortas (relembre aqui).
No sábado, Trump renovou as ameaças ao dizer que o Irã está "buscando a liberdade" e que os norte-americanos estão "prontos para ajudar".
Acordo nuclear
O presidente Donald Trump afirmou neste domingo (11) que o Irã entrou em contato com os Estados Unidos e propôs negociar um acordo nuclear depois que o republicano ameaçou tomar medidas em resposta à repressão aos protestos no país.
Em declarações a jornalistas a bordo do Força Aérea Um, Trump disse que seu governo estava em negociações para agendar uma reunião com Teerã, mas alertou que talvez precisasse agir primeiro, visto que o número de mortos no Irã aumenta e o governo continua prendendo manifestantes.
"Acho que eles estão cansados de apanhar dos Estados Unidos", disse Trump. Ele acrescentou: "O Irã quer negociar".
Nas declarações desta segunda, o chanceler iraniano não comentou sobre o possível acordo.
Em 2017, Trump rompeu um acordo entre EUA e Irã que limitava o uso de material nuclear por Teerã em troca do fim das sanções econômicas ao país. Teerã voltou a enriquecer urânio a níveis superiores ao necessário para produzir energia — embora não haja evidências de que o regime estivesse próximo de desenvolver sua própria bomba nuclear.
Em junho de 2025, os EUA bombardearam instalações de pesquisa nuclear em território iraniano, em meio ao conflito entre Teerã e Israel.
Mortes e prisões
O grupo de direitos humanos HRANA, com sede nos EUA, afirmou às agências de notícias Reuters e Associated Press que o número de mortos subiu para 538, entre eles 490 manifestantes e 48 policiais. Além disso, mais de 10.670 pessoas teriam sido presas, segundo a organização neste domingo (11).
Outras ONGs de direitos humanos que monitoram a situação no Irã também têm reportado nas mortes dos protestos. O país está isolado do resto do mundo após Khamenei ter cortado a internet, então não se sabe ao certo quantas pessoas realmente morreram, porém, as organizações têm recebido relatos de que as forças de segurança iranianas dispararam contra os manifestantes.

Politica Brasileira
Piso dos professores
Governo deve mudar regras de reajuste do piso dos professores, diz Camilo
Pela lei atual, salário inicial da categoria subiria somente 0,37% neste ano.
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse em vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira, 8, que o governo federal vai editar uma medida provisória para que os professores tenham um reajuste maior dos que os 0,37% previstos anteriormente. Como o Estadão mostrou, o salário inicial dos docentes no País iria subir de R$ 4.867,77 para R$ 4.885,78, um dos menores aumentos já registrados e bem abaixo da inflação.
Isso acontece por causa de uma exigência na lei, que determina que o piso do magistério seja reajustado com o mesmo porcentual de crescimento do valor anual mínimo investido por aluno no Fundeb, principal fundo de custeio da educação.
O ministro não esclareceu de quanto será o aumento agora, mas disse que se reuniu nesta quinta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a questão.


Reflexões e análises para entender o mundo ao nosso redor
No paulodomingos.com.br, você encontra artigos que conectam história, economia, meio ambiente e comportamento com uma visão crítica e atual.
5/8/20245 min read
Build your own dreams
Or someone else will hire you to build theirs. Here is how you can take action – starting today.
Novo post

